Uma das coisas que me disseram que o whatsapp tem de legal são os grupos que você pode fazer parte. Eu particularmente não sou muito fã desse tipo de coisa, já que às vezes sou bastante anti-social, mas não tem como negar a sua funcionalidade. Eu mesmo por exemplo criei um para minha família e quando quero me comunicar com eles eu o uso.
Fazem alguns anos um amigo musical me inseriu em uma audio-chamada feita no skype com outros amigos cantores, todos de vários lugares do Brasil. Era divertido e trocávamos informações interessantes a respeito de nossa rotina com a música ali, mas por falta de tempo e por me sentir em um nível inferior a eles, vocalmente falando, fui perdendo o interesse.
Mas agora com o facebook e whatsapp sempre a mão fica bem mais fácil interagir nesses grupos. As pessoas criam um grupo no facebook e lá elas coletam os números de celular para inserir no grupo do whatsapp. Eu fui convidado já para uns 3 grupos. Dois deles eu saí porque o assunto principal não era música, mas do último estou gostando bastante. Até porque o convite foi bem interessante. Certo dia recebi uma mensagem no whatsapp dizendo que tinha sido inserido em um grupo e logo depois o dono do grupo me mandou uma mensagem assim :
"Você pode participar com a gente lá no grupo? Precisamos de gente que entenda!"
Mesmo não entendendo de assuntos como escalas melódicas, melismas, apogiaturas fiquei curioso e comecei a interagir.
Observando algumas coisas nos grupos vou citar algumas ideias das quais acho interessantes e tento aplicar nos grupos do whatsapp que me convidam já que se, não existem ordem tudo vira uma bagunça sem fim literalmente.
Se você for Moderador/Dono do grupo:
Planeje assuntos
Tire alguns minutos para planejar rotinas para o grupo. Para grupos de música isso não é difícil. Você pode usar os minutos dentro do ônibus que usa para ir ao trabalho ou indo de um lugar ao outro, antes de ir dormir ou melhor pode discuti-los com o próprio grupo.
Coisas como "Na próxima segunda falaremos sobre musicalidade árabe, na terça é o dia em que celebraremos as canções de Leonardo Gonçalves. Então cada um irá cantar uma música dele. Jogos, etc."
Não esqueça que este é um grupo de música. É importante fazer com que os membros participem com música. Cantando, apresentando algum trabalho.
Tenha um "Ás"
Um "Ás" é um termo que li uma vez se referindo a um grupo criativo que a cantora Lady Gaga tem. O Ás é composto por pessoas que interagem, que são criativas, que se sentem bem no grupo e não só apenas passam por ele. Nesse Ás você pode "delegar" mini tarefas pra eles. Lembrando que no grupo todos são voluntários então tudo é de bom grado e de forma cooperativa. Ninguém está ganhando dinheiro, apenas se divertindo. Não fique pilhado!
Seja firme, Crie regras e as execute
Já participei de grupos grandes os quais as pessoas pintavam e bordavam no grupo fazendo o que queriam e isso fazia com que vários membros saíssem. Muitas pessoas se ressentem, mas não expõe. Você deve tentar conciliar esses conflitos sempre que eles existirem. Sempre deixe isso bem claro. Respeito, Compreensão devem ser lei. Caso algum membro inflija alguma regra, dê-lhe os avisos, e chame-o no reservado se mesmo assim ele não se comportar o exclua. É melhor perder um membro do que cinco ou seis por causa de alguma opinião mal colocada ou abuso.
Saia do virtual
Esses grupos são muito legais quando fluem bem e geralmente tem várias pessoas de vários lugares do Brasil. Mas sempre que possível faça reuniões presenciais. Muitos desses grupos são compostos por evangélicos que prestam serviço de música em suas igrejas então não é tão difícil de se reunir.
Marque com eles um evento periodicamente. Não é difícil conseguir um espaço com uma caixa amplificadora, um microfone e um violão. Pra ser sincero se você fizer isso e for um sucesso é provável que no próximo mês tecladistas, violonistas ou guitarristas locais se apresentem pra tocar para as pessoas do evento.
Essas reuniões presenciais, além de fortalecer os laços que se iniciaram digitalmente, criam conteúdo pro grupo e outras possíveis mídias que você possa ter, possibilitando que mais e mais pessoas possam compartilhar e interagir. Imagine que interessante um evento de fim de ano comemorando 1 ano do grupo e no final, quem participou do evento pode levar pra casa um dvd do evento gravado na hora (coisa simples) ou poder assistir e compartilhar algum vídeo que tenha sido gravado em uma dessas reuniões.
Se você for membro
Interaja
Uma das coisas que é mais irritante é para o moderador é olhar o saldo de pessoas que estão no grupo e ver que apenas, dez, quinze interagem. Eu já participei de grupo de 50 pessoas das quais eu só conversava com cinco ou seis. Certamente você tem algo para compartilhar com alguém e pode aprender algo com alguém também.
Respeite
Parece óbvio, mas tem gente que esquece que tem outra pessoa do outro lado da telinha que também tem sentimentos e que pode não entender direito o que você está escrevendo. Seja claro, tente ser amável e tratar as pessoas como gostaria de ser tratado.
Crie laços e faça amizades
Afinal de contas o grupo tem essa função, de socializar. Tem sempre alguém com quem a gente se identifica. Convide pessoas interessadas também a fim de deixar o ambiente mais rico. Eu só permaneci no grupo por causa do convite que me fizeram.
Verifique seu cartão de memória
Eu, sinceramente, tomei um susto quando fui acessar a minha galeria de fotos uma semana depois que tinham me inserido em um grupo da cantora Mariah Carey. Um milhão de fotos e vídeos que eu não havia baixado, fotos e vídeos referentes ao grupo, não referente aos assuntos. Os audios então estão cheios e olhe que eu nem parei para poder ouvi-los. Isso além de ser um incômodo, já que ocupa memória do seu celular e você tem que apagar.
Isto pode lhe render uma bronca da sua namorada(o) ou esposa(marido) caso ela/e pegue fotos de desconhecidos na sua galeria de imagens.
.
Saia do digital
Se você for evangélico então isso é mais fácil ainda. Veja os amigos que moram na mesma Cidade, Bairro e vá fazer uma visita nas suas igrejas isso é realmente interessante. Eu frequentemente faço isso, sou convidado ou às vezes vou de propósito. Sempre sou bem recebido. Da última vez eu um assisti uma apresentação de uma menina cantando "Extraordinário do Jotta A" ao vivo na Igreja Assembléia de Deus Shalon Adonai lá de São João de Meriti, que me deixou realmente entusiasmado a semana inteira.
Isso faz com que você volte para o seio do seu serviço (se você é levita) com muito mais conteúdo. Já que tem várias experiências que acrescentam além de conhecer novas pessoas. Fiz amigos de outras igrejas que não tem nada a ver com música.
Ou então se você é cantor secular e vai assistir um outro amigo ou amiga se apresentar em algum lugar é sempre interessante. Se o seu amigo se apresentar em alguma casa, ou restaurante você pode convidar alguém para ir com você.
Por fim essas são algumas impressões e ideias que tive sobre grupos no whatsapp de música que participei e participo. E você o que acha sobre os grupos de whatsapp de canto ou de música? Tem algum grupo interessante para indicar?










Comente com o Facebook: