segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diego Natan, Juvenis cantantes e Laura Morena

Já vem algum tempo que venho nutrindo a vontade de, pelo menos tentar, concorrer a uma vaga no programa Jovens talentos do Raul Gil. Dessa vez decidi que iria tentar mesmo e com uma ajudinha lá dos céus poderia até conseguir. Até porque eu já tenho 22 anos não canto como cantava aos 15 e quando chegar aos 30 só Deus sabe como estará a minha voz.

Estava preparando repertório todo feliz, bobão alegre, achando que minha vida iria mudar de vez. Quando de repente minha prima (Thayane Assis) me disse, pelo face, que era pra eu escutar a música "Arde outra vez" do Thalles Roberto na voz de um garoto chamado Diego Natan

Ouvi a música e gostei e comecei a procurar por outros vídeos dele e daí a minha surpresa...Muitas das músicas que ele cantou no programa, faziam parte do repertório que eu estava montando. Maurício Manieri, Justin Timberlake, Ne-yo. Cara ele pegou a´te a mind trick do Jamie Cullum. Eu Sempre quis, um dia, se caísse nas graças da telinha brasileira, passar uma ideia de "Garoto cult" que curte neo soul e admira o mundo a sua volta e que pode ser a nova promessa da música. Mas quando assisti o terceiro vídeo dele me bateu uma espécie de desespero. "E agora o que que eu vou fazer?" Certamente o programa não acolheria outro "Diego Natan" ou "Hugo Rafael".

Tirando o meu desespero, estou muito feliz com a apresentação de ontem de um grupo musical feminino de adolescentes que eu ajudei a ensaiar, pelo menos nos primeiros ensaios (rsrsrs). Elas cantaram bem. Pelo pouco que pude perceber nos ensaios devem ser todas mezzos ou contraltos, todas com vozes bem entoadas. Queria poder contribuir mais com elas mas, minha agenda não deixa. Trabalhar com imagem não é fácil. De uma hora pra outra ta todo mundo te pedindo uma coisa de graça. Vou fazer o que ? Dizer não para amigos, que já são praticamente irmãos (Momento reclamação). Na verdade eu queria poder ajudar todo mundo mas, o que acontece é que por querer ajudar todo mundo eu acabo meio que esquecendo de me ajudar. Desde que comecei a trabalhar nunca tirei férias, fazendo algo que realmente quisesse fazer, ou sem pre-ocupações. Mas, um dia eu tiro férias e quando eu tirar vão ser "As Férias". 

Tenho ouvido bastante também Laura Morena, Até procurei algo dela no youtube pra por no repertório. Play-back, instrumental etc... Gosto da personalidade dela. Me aparenta ser uma pessoa centrada, me lembra muito seu primo Leonardo Gonçalves, a quem eu tomo como referência de músico e servo de Deus. Sem falar que as letras das canções e a potência vocal que ela tem. São edificantes. É muito bom. Eu recomendo. Ouça Laura Morena. Faz bem pros ouvidos e pra alma também.

A Música liberdade é muito show. É uma música forte. Sem falar nas high notes que ela faz. Ela é incrível. Pelo que dá pra perceber vendo ela cantar me parece que ela é contralto. A Laura é um ótimo exemplo de um cantor que reconhece os seus limites e sabe explora-los.  Como ela mesmo disse em uma entrevista "Eu conheço os meus limites".

É por hoje é só. Tô ouvindo Amy Whinehouse "Stronger then me", "Valerie". Joss Stone "Don't start lying to me now", "Karma" e "Newborn", Min. Apascentar "A vitória da fé".

Fui q fui...


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Concurso foi uma furada

Quanto tempo que eu não venho registrar minhas andanças pelo mundo do vocal. Vou tentar rescrever com mais regularidade porque afinal, o nome do blog é DIÁRIO DE UM VOCAL né.

Não continuei participando do concurso de música. Notei que apesar de saber muitas coisas na teoria, na prática é sempre outra coisa. Os candidatos que se destacaram como melhores cantaram músicas que eram confortáveis pra eles e realmente mereceram ficar no patamar onde estavam. Eu embora cantei uma música en inglês, que era até confortável mas, não sou muito familiarizado com improvisos, canto resposta. Que era o que "i believe i can fly" pede no final". Até que os jurados foram muito legais comigo. Bem melhores que aqueles do ídolos rs.

Algumas coisas maneiras estão acontecendo, estou separando um repertório maneiro pra poder ensaiar agora. Creio que Deus vai fazer alguma coisa extraórdinária comigo e com a minha voz.

domingo, 15 de maio de 2011

Globo pode exibir The Voice

Uma mas maiores sensações da américa pode ser exibida pela rede globo aqui no Brasil. 
De acordo com os blogs blogna.tv e o portal terra, outras emissoras brasileiras estão na disputa.

O Reallity show que lembra o American Idol tem como jurados cantores como Christina Aguilera, Cee Lo, o Carinha do marron 5 e mais um cantor de coutry estadunidense.

O que achei interessante é que além de escolherem o candidato pela voz e não pelo "estilo", ficando de costas pra o candidato enquanto o mesmo se apresenta, os quatro jurados escolhem um time para treinar. Já pensou ser treinado pela Aguilera ou pelo Cee-lo (Falo eles dois porque são os que já vi o potencial vocal, os outros dois não conheço muito bem).

Há algum tempo tinha percebido que no American Idol, principalmente nas etapas finais. Cantores do meio, de peso, vão até o estúdio e dão dicas, e até mesmo cantam com os finalistas. Isso é bem interessante por que: Quem é que não quer ser treinado por um de suas referencias.

Eu adoraria se o Leo (Leonardo Gonçalves) ou a Mariah fossem meus treinadores. Porque sei que não só sabem cantar mas, aprenderam bem como cantar. Percebe-se pela técnica que eles usam para cantar. 

"Alguns amigos dizem que tenho muita técnica pra cantar, e que isso me prende. Fato é que sou muito tímido e até gaguejo bastante. Então o jeito é fechar os olhos e compensar com a voz.)"

Outro fato curioso do "The Voice" é de que Tarralyn Ramsey está fazendo parte do cast e não é para se apresentar é pra concorrer. Como uma grammy nominated pode concorrer em um concurso desses? A mulher além de ter o maior timbrão já tem até clipe gravado. 
Antes gravar um albúm era quase certeza de ficar rico. Hoje já não é certeza de nada. 

Nos primeiros episódios os candidatos realizam o "blind test". Cantam com os jurados de costas pra eles, caso o jurado goste ele aperta o botão e escolhe o candidato.

Na segunda etapa eles vão ser treinados pelos "coachs". Acabei de ver Cristina Aguilera cantando "Single ladies" de beyoncé com suas, se assim pode se dizer, alunas. Muita loucura!

Enfim, não vejo a hora de "The voice" Estrear. Assim que souber mais coisas vou postando tudo aqui. 

E você o espera desse programa? Será mais um dos realitys que não mudam a vida de nós pobres sonhadores brasileiros ou terá algo diferente.



sábado, 30 de abril de 2011

É hoje! Concurso de música jovem talento gospel.

Hoje vou participar da primeira etapa do concurso jovem talento gospel. É um concurso de quatro fases valendo a gravação de  um cd evangélico. Confesso estar meio nervoso já que vou cantar na frente de muitas e muitas pessoas conhecidas e não conhecidas. Isso ajuda um pouco a tirar o nervosismo mas, sempre rola um friozinho na barriga e se a adrenalina de subir no palco não rolar você pode acabar fazendo uma apresentação insegura.

Estou há poucas horas do evento. Separei algumas dicas pra compartilhar. Dicas de o que fazer antes de se apresentar. Isso agente não aprende em escola de música. Quer dizer, agente não aprende quase nada em escola de música. (risos).




1 - Faça o aquecimento. Cada um tem seu ritual de aquecimento mas, vale lembrar que é sempre importante fazer. Não queremos desafinar nem faltar o ar na emissão das notas. Sem falar que os exercícios vão ajudar a te relaxar e manter o foco naquilo que você tem que fazer. Tente fazer no mínimo 30 minutos de aquecimento corporal e vocal antes de cantar.

2 - Estimule-se. Ouça músicas que levam pra cima. Provavelmente você já vai estar se sentindo melhor e mais confiante após o aquecimento. Mas, se lembre. Quando você pegar no microfone só vai dar você. Todos os focos serão pra você! Se aproveite disso. Se não sabe como se aproveitar disso. Ensaie, ensaie muito na frente do espelho. Isso ajuda pra caramba.

3 - Não coma nada pelo menos uma hora antes de cantar. Se alimente bem antes, no dia. Coma bastante frutas e alimentos que não pesem no seu estômago (cada um sabe o calo onde aperta). Não se alimente com aquilo que possa causar pigarros. Alimentos como chocolates, bebidas lácteas, frutas como banana e etc... Se sentir o pigarrozinho chegando FAÇA exercícios para tirá-los não force com aquela famosa tossidinha. Isso vai irritar a sua garganta.

4 - Escolha roupas que não te apertem em nenhum local. Escolha roupas mais soltas e que você se sinta muito bem com elas. Se vista pra vencer. Não precisa dar uma de "O modelo" e sair fazendo aquelas combinações que não tenham a ver com você. O que você veste vai passar quem você é. O modo que você se portar vai mostrar quem você é também. Tenha consciência disso.

5 - VOCÊ É O KRA! Não se intimide ao ver que tenham pessoas melhor preparadas do que você. Que cantem mais, ou tenham melhor carisma. O momento de você com o mic é só seu. Aproveite! 

6  - Tenha um diferencial. Se todo mundo ta explorando os agudos. Lá em cima. Brinque nos graves. Por isso é importante estudar e ouvir, mas ouvir muitos cantores de estilos e timbres diferentes e tentar pegar certos detalhes que poderão enriquecer a sua apresentação.

7 - Confie. No meu caso eu confio em Deus e em mim. Tenha confiança porque ela gera esperança e fé. A sorte influência bastante também. Você pode ser o mais preparado o mais bonito mas, se não tiver sorte....Se ta perdido. Minha sorte tem nome! Jesus. É nele que eu confio e me refugio.

Bom essas foram algumas dicas que uso pra mim.
Caso tenham algumas mais. Escreva no comentário ou envie por email. Vamos "trocar figurinhas". Vou ter o maior prazer de postá-las aqui.


domingo, 3 de abril de 2011

Eitah !

Quanto tempo sem escrever aqui. Realmente esse blog é um lugar que tem uma parte de mim um pouco além dos outros. Aqui é o diário de quem "eu sou de verdade" ou de pelo menos gostaria de ser. O menino que não responde por uma profissão mas, sim por uma missão. Cantar uma nova mensagem pelo mundo afora. Ou pelo menos o meu mundo. rsrs.

Estavámos trabalhando em um projeto lá no serviço. Daí fiquei sem tempo nenhum pra mim mesmo. Sabe como é. Acho que alguém aqui pode estar se tornando um workholic. É eu gosto de fazer coisas legais acontecerem. 
Mas, enfim. Projeto finalizado e tempo hábil pra preencher mais uma página do meu diário virtual.

Esses dias assisti um vídeo no tube da "Celebration of gospel" com 5 excelentes cantoras. Uma delas me chamou a atenção. Porque, mesmo, sendo excelentes cantoras. Confesso que elas se animaram demais e acabaram gritando umas por cima das outras. Um pouco desorganizadas eu diria.

Mas, no meio daqueles melismas todos duas cantoras me chamaram atenção uma foi a Jessica Reeds que demonstrou uma voz grave linda e Chanté Moore, que a príncípio confundi com a Grande Dorinda Clark Cole. Em meio toda aquelas vozes eu ouvi uma frase melódica em wistle pequenininha e que eu não esperava. A wistle maker foi a Chanté, que a propósito eu nunca tinha ouvi falar. Isso me fez voltar o vídeo várias vezes, baixar do youtube e assistir e assistir algumas vezes.

Isso me fez pensar. Pra quê um monte de melismas? Pra que uma voz bonita? De nada vale se isto não fizer a diferença. Aquela frase melódica chamou minha atenção. Será que nós levitas estamos chamando atenção para a mensagem que temos passado?

Hoje ofertei a canção "O que dizer" do ministério Apascentar de Nova iguaçu na minha igreja. Cantei de uma maneira a qual não costumo cantar. Minha voz é tão aguda que por vezes, falando ao telefone, a outra pessoa por não me conhecer, me disse "muito obrigado senhora". Uma voz assim as vezes é irritante, principalmente quando se tem dois metros e pouco.(risos
Mas, as vezes é divertido. Pela pluralidade de sons que se consegue emitir. 

Cantei, a canção com uma tecnica gutural. Relaxando a garganta e deixando o diafrágma "mandar na parada".
Lembrou aqueles vocais roucos de rock. Me remeteu ao vocalista da banda "Rosa de saron". Decidi cantar as canções que pra mim, fazem diferença. Chega de cantar aqueles mantras que na maioria das vezes eu não concordo. Mas, como servo, subordinado. Obedeço.

Semana santa ta vindo aí. Leo me ajuda!!!! (Leonardo Gonçalves). Ele tem muitas canções que falam da ressureição de cristo de várias formas. Quero ofertá-las nessas semanas.
Tem algumas músicas da Aline Santana e da Soraya Moraes também pra ensaiar.

Final desse mês vou estar fazendo parte do concurso jovem talento gospel aqui da minha cidade e eu nem separei repertório ainda. Como diz meu primo Bruno: " há poder! " (risos).

Preciso montar um repertório o mais rápido e ensaiar também. Só a graça na minha vida! 
Bom por hoje é só. Mais pra frente tem mais. Porque eu sei que Deus ainda vai fazer muito muito mais dai vou relatando aqui.

Link do vídeo da celebration of the gospel com as gospel dreamgirls (que eu sitei lá em cima).




segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eu e meu wistle (register)

Olá Diário, Mas uma vez aqui. Essa semana começou bem graças a Deus. Vejo a mão de Deus agir na minha vida. Uma das coisas que posso enxergar e que eu temia nunca ver é o interesse pela música crescendo a cada dia na minha congregação e isso me deixa feliz. As pessoas estão começando a entender que música não tem muito haver com adoração, mesmo que no inconsciente . Andam juntas mas, são coisas distintas. 

Antes a visão que eu presenciava no cenário musical da igreja que eu faço parte era a seguinte: "nos temos que adorar porque Deus faz o que ele quer a hora que ele quer" eu tinha a ideia que, ou as pessoas eram preguiçosas demais ou Deus era um cara que não estava nem ai pro que fazíamos, ou da maneira que fazíamos. Como eu sou mais a favor do cara que mora lá em cima do que do restante desse mundo preferi acreditar na primeira opção.

Mas, enfim. Todo mundo sabe o que é wistle register né ? bom quem não sabe lê esse link aqui. Continuando... Hoje quando cheguei em casa, estava tomando banho e cantando a musica "Milagres são reais" do príncipe do egito, que é um filme que eu me amarro. Na música original a "Mariah" dá uma nota em wistle register, e eu fui tentar fazer. Dois amigos me ensinaram a fazer de maneira diferente, se é certo ou errado eu não sei....

Então a minha avó da sala gritou ("Oh William você tá assoviando uma hora dessas?"). Ela diz que não é bom assoviar a noite e eu disse: Eu não vó. 
Achei uma situação engraçada. 

Wistle tem que ser usado com cuidado, aliás tudo que c faz com a sua voz você tem que ter cuidado. É como ser um atleta, um dançarino etc...Se o atleta não alonga ou aquece antes do exercício ele vai ter câimbras e complicações.

Alguns links e vídeos sobre Wistle.
Assim que minha webcam funcionar eu posto/gravo um vídeo cantando Bliss com uma das técnicas que aprendi. 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Coma maçã !

Ontem. Domingo, antes do culto. Enquanto me arrumava ouvi minha tia gritar pro meu tio ("nome do meu tio" quer sorvete?) na mesma hora meus olhos se esbugalharam na frente do espelho (eu estava no banheiro) tipo :
(Estão pra cometer um suicídio vocal preciso impedir!).

Nós cantariámos músicas que nos exigiriam bastante. Tanto em regiões graves quanto agudas. Dentro de 25 minutos, subiríamos no púlpito pegaríamos o microfone, que provavelmente não estaria bem regulado e alinhado junto aos retorno e as P.As e eles nem se importavam com isso.

Dai saí do banheiro e falei com minha tia : "C não comeu sorvete não né" e ela com o sorriso no rosto: " ué já comi". Agora você imagina uma soprano que come um copo de sorvete antes de cantar consegue cantar alguma nota alta? Nem grave. A corda vocal dorme.

Ela alegou que estava quente e era pra refrescar e me perguntou : "Vou comer o que então?"
Daí surgiu o título do post. "Coma maçã !".

Enquanto estava no banheiro fui pensando em que a maçã poderia ajudar no canto para conseguir convencer ela. Quando estudamos canto. Nos dizem que a maçã é boa para retirar o "pigarro". Olhando a fundo em alguns sites na internet percebi que não é só isso.

A maçã é um alimento que possui propriedades adstringentes. Ou seja ela pode ajudar a cicatrizar algumas feridas na sua laringe, faringe e até mesmo no seu intestino.

A maçã melhora o rendimento pulmonar. Pesquisas apontam que quem come pelo menos cinco maçãs por semana respira melhor e sabemos que a respiração é o combustível para quem canta.

Não é uma fruta cara ou difícil de achar. Como o romã por exemplo.

Maçã geralmente é um fruta de casca levemente rígida mas de polpa macia. Força a mastigação e a deglutição. Enquanto você massageia as áreas do seu rosto o líquido formado pela deglutição ajuda na hidratação das suas cordas vocais e a polpa da fruta retira as impurezas.


Minha garganta estava irritada enquanto falava com a minha tia no domingo. Após ter comido uma maçã, repousado alguns minutos e ter feito  exercícios de aquecimento cantei as músicas facilmente. Sem esforço, mesmo o retorno estando muito baixo. (risos).

Listei alguns links dos quais eu li e achei interessante. A maçã não é só boa para a voz mas para o corpo todo e como sabemos a voz é só a saída de uma casa de muitos cômodos. Se seu corpo está mal sua voz também estará. Corpo são. Mente sã.

Agora deixa eu parar por aqui porque esse papo já me deu mo fome. Vou comer uma boa maçã e tomar um copo de água.

Coma maçã!

Links e fontes de pesquisa:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Página 02 - Demonstre!

Hoje. Plena segunda feira. Meu dia foi bem calmo. Aprendi coisas novas no trabalho.

Um fato me ocorreu hoje que me deixou surpreso. Hoje a noite quando passei em minha igreja para tomar um pouco de água e depois seguir meu caminho. Uma irmãzinha que conheço a muito tempo, quando me viu me pediu para me dar um abraço. Eu como sempre não entendo muito mas um abraço é sempre mais do que bem vindo.

Me abraçando ela disse entre outras palavras "que estava feliz em me ver cantando no Grupo de louvor da minha igreja pois ontem ela estava muito triste e quando cantamos uma canção ela sentiu o seu espírito sendo transformado" e me deu um abraço que me fez não querer soltar ela nunca nais. O que é curioso é que ontem, domingo, Eu estava falando com minha tia sobre a música na igreja e como ela afetava a vida das pessoas. Como ela mal interpretada e mal usada nas igrejas e etc...

Disse a ela que tinha me inscrito em um concurso de canto que estava valendo a gravação de um cd e quando ela me perguntou se eu queria gravar um cd mesmo. Respondi a ela que a minha maior vontade não era nem gravar. Visto que passei por outras experiências em estúdios. Não faço parte do meio musical mas de tanto ter amigos do meio acabei conhecendo um pouco desse mundo. Muitas vezes Deus nos usa pra por pra fora aquilo que os outros querer dizer mais não tem palavras. Aquilo que possa estar fazendo mal ou até mesmo, bem.

Quando as palavras faltam a música grita.

Tenho que começar a preparar repertório e ensaiar. Minha voz é muito inconstante. Cada dia ela está de um jeito.  Mas com tudo o que tem acontecido sinto que Deus tem algo pra fazer na minha vida que eu não estou esperando e eu ?.....Eu estou ANSIOSO pra ver o que Deus vai fazer com a minha vida.

Com certeza ele tem algo maravilhoso pra você e pra sua voz também. Vigie, prepare-se porque Deus conta com você como uma flecha em sua bolsa. Quando ele te lançar você tem que estar bem afiado porque a mira dele não erra e uma flecha que não atinge o objetivo não serve para mais nada a não ser lançada ao fogo.

"Cante com emoção porque o que moveu Jesus não foi técnica mas, sim o maior dos sentimentos. O Amor! "

sábado, 29 de janeiro de 2011

Página 1 - Minha visão sobre glee

O que é mais interessante em glee é o fato ser uma série muito atual. Ela serve tanto para adultos quanto para adolescentes. Serve para todos aqueles que ousam sonhar de uma certa forma. Não tem um gosto certo, ou tipo, eles colocam as canções no lugar onde elas devem estar. Fazendo valer o "por quê" da música existir, e do por quê fazemos música. Se é pop, rock, dance, clássica... Não importa! Como o próprio professor Will disse uma vez: "Não se trata de se expressar para os outros, mas sim pra si mesmo". 


Eu já estava ficando saturado de ouvir musica pop falando sobre um monte de coisas fúteis. Ou é alguém apaixonado por alguém ou é alguém chorando porque alguém o deixou, mas Glee não. Fala sobre sonhos, sobre o que pessoas normais  separadas do restante da sociedade, pela própria sociedade, segregadas, podem fazer o que sentem.Sobre as pressões que sentem e sofrem e como lidam com isso e como a música os ajuda a lidar lindamente com isso. Quando comecei a assistir Glee senti que tinha achado o meu lugar, pessoas como eu. Embora em um seriado. Era um grupo, um clube. Onde cada um poderia se expressar da maneira que se sentisse bem.

Eu me sentia assim em alguns grupos onde eu fiz parte. Quando era adolescente, fazia parte do ministério de louvor e além do ministério de louvor fazia parte de uma banda chamada "Clamor" e nessa banda eu sempre podia contribuir de alguma forma mais desafiadora para mim. Isso era uma coisa que nós buscávamos em casa ensaio. Melhorar sempre.

Lembro-me de uma vez nesse ministério, de terem me pedido para cantar uma música do "Fernandinho" e eu entrei em pânico porque naquele tempo, e naquela circunstância ou você reproduzia o mais próximo do cantor, do CD ou você criava uma versão própria, sua versão e tinha que mandar bem. 

Nesse dia eu não consegui trazer a mesma experiência que o Fernandinho levava no CD e todo mundo me olhou como se eu não estivesse dando o meu melhor. O Fernandinho tem uma voz grave, rasgada e a minha voz na época era aguda e lisa e eu não conhecia a música, imagine a situação ( Eu só tinha 16 anos ). Eu tentei, mas não deu certo. Eu saí da igreja mal por não conseguir e um momento que era para ser um tempo de prazer "na presença de Deus" se tornou um terror pessoal só pelo fato de você não conseguir imitar um determinado cantor e quem está te liderando não ter maturidade para lidar com a situação e dizer: "Calma, vamos tentar de alguma outra forma?". 

É interessante que quem venha dirigir esses grupos preocupe-se com a pessoa por trás da voz. Por trás da apresentação, por trás do manto. Existem cantores ótimos e que tem carreiras lindas, muitos deles já até morreram e nós ainda ouvimos e cantamos suas músicas, e muitos desses cantores não tinham vozes ou condições vocais muito comuns. É importante ter e ser alguém que sempre conduza com carinho, dê suporte. 

Isso era uma das coisas mais difíceis de se acontecer e creio que de certa forma ainda seja. Pessoas dão trabalho, mas pessoas valem a pena.